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A Toyota do Brasil confirmou a reabertura de suas fábricas após um período de paralisação causado por uma tempestade que danificou a unidade de Porto Feliz, responsável pela produção dos motores usados nas outras plantas. A retomada da produção nas unidades de Indaiatuba e Sorocaba está marcada para as próximas semanas, com uma estratégia inicial de importação de motores do Japão para garantir o funcionamento das linhas.
A produção focará primeiro nos modelos Corolla e Corolla Cross, que serão fabricados nas versões híbridas flex. A linha com versões convencionais e outros veículos será retomada entre janeiro e fevereiro de 2026. Além disso, a empresa anunciou que a fábrica de Indaiatuba será desativada até julho de 2026, com a produção desta unidade sendo transferida para uma nova fábrica em construção em Sorocaba, conhecida como “Sorocaba 2”, que tem previsão de conclusão para o próximo ano.
Segundo o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, o plano de expansão da empresa visa fortalecer suas operações nacionais e manter o compromisso com a mobilidade sustentável. A nova unidade deve ampliar a capacidade produtiva da marca, mostrando confiança no mercado brasileiro mesmo após o impacto do vendaval que causou ventos de até 90 km/h e colocou trabalhadores em férias emergenciais.
Essa movimentação representa uma importante reestruturação no parque industrial da Toyota no país, que conta atualmente com três fábricas no estado de São Paulo. A estratégia de importar componentes temporariamente assegura a continuidade da produção e reforça o alinhamento com a matriz no Japão e fornecedores globais.
Do ponto de vista econômico, a nova fábrica promete gerar emprego e movimentar a economia local em Sorocaba. A expectativa é que a empresa continue impulsionando a indústria automotiva brasileira, sendo referência em tecnologia híbrida flex e sustentabilidade.
Em números, a Toyota do Brasil é um dos maiores fabricantes do país, e o investimento na nova planta representa um marco para manter sua liderança e competitividade em um mercado automotivo cada vez mais voltado para inovação e energias limpas.