Getting your Trinity Audio player ready... |
A Saab Brasil anunciará uma segunda linha de montagem em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), destinada à produção da fuselagem traseira do caça Gripen. Até hoje, essa unidade entregava cerca de oito fuselagens por ano; com a expansão, a expectativa é dobrar a produção para 16 unidades anuais.
Essa ampliação vai além das obrigações de compensação (offset), representando um compromisso maior com transferência tecnológica e fortalecimento da base industrial nacional. A nova linha permitirá não apenas aumentar escala, mas também desenvolver expertise e consolidar o Brasil como polo estratégico no setor aeroespacial e de defesa.
A unidade paulistana será capaz de atender demandas nacionais e ainda direcionar parte da produção ao mercado externo, aproveitando o know-how acumulado no Programa Gripen. A capacidade de produzir internamente componentes complexos como a fuselagem traseira — que abriga o motor — é um passo importante para consolidar o Brasil no mapa global da indústria de defesa.
Com essa expansão, a indústria brasileira pode atrair novos investimentos e parcerias internacionais. A base técnica, mão de obra especializada e infraestrutura já existente ganham escala. A expectativa é que esse movimento gere sinergias em pesquisa, cadeia de fornecedores e inovação local — especialmente em materiais compostos, fabricação de precisão e integração de sistemas.
Ainda que existam desafios como certificações, custos e integração com fornecedores externos, o passo é estratégico para consolidar a presença da Saab e do Brasil como player relevante no setor de defesa.