Getting your Trinity Audio player ready... |
A Braathens Regional Airlines (BRA), companhia aérea sueca fundada em 2016 e com atuação em rotas regionais e europeias, entrou oficialmente com pedido de falência em 2025. A empresa, que transportava cerca de 1,2 milhão de passageiros por ano, vinha enfrentando sérias dificuldades desde 2023 devido ao aumento dos custos de combustível e à retração da demanda em voos domésticos.
Segundo autoridades locais, a BRA acumulava dívidas superiores a US$ 200 milhões, valor que inviabilizou os planos de reestruturação financeira. Com a falência, sua frota composta por aeronaves Airbus A220 e A320 será desativada, e mais de 1.000 empregos diretos e indiretos devem ser impactados.
A falência da BRA se soma a uma série de dificuldades enfrentadas pela aviação europeia, que lida com margens reduzidas, aumento das tarifas aeroportuárias e pressão ambiental por voos menos poluentes. O governo sueco estuda medidas para redistribuir rotas a outras companhias, minimizando os efeitos para passageiros em aeroportos regionais.