Getting your Trinity Audio player ready... |
Impulsionado pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), o estado do Amazonas registrou um crescimento expressivo de 120% na geração de empregos formais no setor industrial em 2025, segundo dados do Novo Caged. O acumulado do ano aponta mais de 30 mil novas contratações na indústria, com destaque para os segmentos de eletroeletrônicos, motocicletas e bens de informática.
Somente em agosto, o saldo foi de 4.800 vagas criadas, colocando o Amazonas entre os estados que mais ampliaram postos de trabalho proporcionalmente no Brasil. O setor de motocicletas, liderado por marcas internacionais instaladas na Zona Franca de Manaus, foi responsável por cerca de 12 mil empregos ao longo do ano, enquanto a indústria de eletroeletrônicos somou aproximadamente 10 mil contratações.
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a expansão demonstra a confiança de investidores e a importância da Zona Franca como motor econômico da região Norte. Além de gerar empregos diretos, o crescimento tem movimentado setores de logística, comércio e serviços em Manaus e cidades vizinhas.