Atividade da indústria da construção atinge pior nível desde 2016, aponta CNI

Data:

Getting your Trinity Audio player ready...

A indústria da construção registrou em agosto uma queda de 3,5 pontos no índice de evolução do nível de atividade, chegando a 46 (abaixo de 50), o que representa o pior desempenho para esse mês em nove anos.

Os dados, divulgados pela CNI em parceria com a CBIC, revelam que além da retração na atividade, houve queda no índice de número de empregados e na utilização da capacidade operacional (UCO), que caiu para 66%.

De acordo com Marcelo Azevedo, da CNI, o cenário é influenciado pela elevação da taxa de juros, que encarece crédito para investimentos e frena a demanda.

As expectativas também pioraram em setembro: índice de compras de matérias-primas caiu 0,4 ponto; novos empreendimentos e serviços caíram 0,9 ponto; expectativa de número de empregados declinou 0,6 ponto; e o índice de nível de atividade esperada recuou 0,7 ponto. Agência iNFRA

Apesar disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial da Construção (ICEI-Construção) registrou leve alta de 1,2 ponto, atingindo 47 pontos, puxado pela melhora nas expectativas.

Cenário preocupante: A combinação entre custos altos de financiamento e demanda enfraquecida pode agravar o momento já difícil vivido pelo setor.

Conclusão: O setor de construção vive momento delicado, e as perspectivas apontam dificuldade de retomada no curto prazo, exigindo políticas que aliviem o crédito e estímulos adequados para reaquecer a cadeia.

Caiohttps://galpaodasmaquinas.com.br
Caio é empreendedor e fundador do Galpão das Máquinas, a maior plataforma online de compra, venda e divulgação de equipamentos industriais no Brasil. Com mais de 20 de experiência prática no setor de máquinas e equipamentos, atua diariamente acompanhando fabricantes, importadores e revendedores.

Compartilhar:

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Popular

Você vai gostar
relacionados

Construção civil lidera consumo de plástico no Brasil — e domina setores inteiros da cadeia

A construção civil se consolidou como o maior consumidor...

PepsiCo abre 55 vagas em fábricas, escritórios e centros de distribuição no Brasil

A PepsiCo iniciou um novo processo seletivo para 2025...

A tecnologia 4.0 chega de vez às fábricas de plástico — e os números mostram uma virada inevitável

A indústria brasileira do plástico vive uma transformação silenciosa,...