A White Martins, empresa centenária no setor de gases industriais, inaugurou em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, sua segunda unidade no estado, com investimento aproximado de US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões). A planta é totalmente sustentável, operando com tecnologia avançada que permite a reutilização da água em circuito fechado, eliminando a geração de efluentes industriais, e utiliza 100% de energia renovável, principalmente de um parque eólico no Chuí.
Com capacidade para produzir 370 toneladas diárias de gases essenciais como oxigênio, nitrogênio e argônio, a unidade abastecerá tanto a indústria gaúcha quanto o setor hospitalar. A maior cliente inicial será a Verallia, fabricante global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, que receberá cerca de 120 toneladas diárias de oxigênio por meio de ducto, reduzindo em 50% o uso de gás natural em seus fornos e contribuindo para a diminuição das emissões de carbono.
A planta gerou cerca de 100 empregos diretos na região, com a expectativa de ocupar a capacidade ociosa, atualmente de 30 a 40%, em um futuro próximo, ampliando o fornecimento para diversos setores industriais do Rio Grande do Sul.
O presidente da White Martins na América do Sul, Gilney Bastos, destacou o caráter estratégico do investimento, que visa atender ao crescimento econômico do estado no médio e longo prazo. A empresa planejа também instalar uma unidade para produção de hidrogênio verde na região, em parceria com o governo estadual, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade.


