Indústria do Cimento No Brasil Investe para Reduzir Emissões de Carbono

Date:

A indústria do cimento no Brasil, tradicionalmente apontada como uma das mais poluentes, tem adotado medidas para reduzir sua pegada ambiental e buscar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050. O setor é responsável por 2,3% das emissões totais nacionais, valor abaixo da média global de 7%.

Fabricantes estão investindo em tecnologias para diminuir o uso de combustíveis fósseis no processo produtivo, que exige o aquecimento intenso de fornos. Um dos combustíveis alternativos utilizados é o pneu velho triturado, com o país reciclado cerca de 75 milhões de pneus por ano para este fim — volume suficiente para dar uma volta ao mundo enfileirados. Além disso, biomassa e resíduos industriais são empregados no coprocessamento para substituir até 30% do combustível fóssil atualmente, com meta de alcançar 50% até 2030.

O calcário, matéria-prima fundamental para o clínquer (base do cimento), é responsável por significativa emissão de CO₂ durante sua queima. Para reduzir esse impacto, o setor tem testado a diminuição do uso do clínquer e sua substituição por outros materiais que não comprometem a resistência do cimento.

Os resultados são promissores, com o Brasil emitindo cerca de 580 kg de CO₂ por tonelada produzida, abaixo da média mundial de 600 kg. Parcerias com universidades têm ajudado na pesquisa de sistemas construtivos que utilizem menos cimento e concreto, apostando em estruturas mais leves e eficientes.

A indústria e a construção civil têm uma responsabilidade conjunta na redução da poluição, fomentando melhorias desde a fabricação até o uso dos produtos, criando uma cadeia sustentável e inovadora para o setor.

Caiohttps://galpaodasmaquinas.com.br
Caio é empreendedor e fundador do Galpão das Máquinas, a maior plataforma online de compra, venda e divulgação de equipamentos industriais no Brasil. Com mais de 20 de experiência prática no setor de máquinas e equipamentos, atua diariamente acompanhando fabricantes, importadores e revendedores.

Compartilhar:

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Popular

Você vai gostar
relacionados

Girbau abre nova planta de produção nos EUA

A Girbau, empresa multinacional da área de equipamentos industriais...

Acordo com a China evita falta de chips e paralisação de fábricas de carros no Brasil

Após semanas de incerteza no setor automotivo brasileiro, o governo conseguiu garantir...

Bioeconomia é vista como pilar essencial para o futuro da indústria brasileira

A bioeconomia é reconhecida como um componente estratégico e...

Novo marketplace para insumos hospitalares traz agilidade e transparência

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig),...