Mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas em todo o Brasil vão receber tecnologias inovadoras através de 91 projetos de digitalização industrial aprovados na chamada B+P Smart Factory BNDES/2025, uma iniciativa conjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A chamada destina R$ 45,3 milhões em recursos não reembolsáveis para financiar soluções que integram automação, inteligência artificial e análise de dados, elementos fundamentais da Indústria 4.0. O programa oferece ainda apoio técnico e financiamento de até 70% do valor dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), com a participação dos Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI por meio da Plataforma Inovação para a Indústria.
Essa é a edição com maior volume de investimento e número de propostas submetidas, com 124 candidaturas recebidas, das quais 91 foram selecionadas. O Ceará lidera entre os estados com 46 projetos contemplados, seguido por Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.
As fábricas inteligentes contempladas no programa aplicam tecnologias como sensores, robótica, internet das coisas e inteligência artificial para otimizar processos produtivos, reduzir custos e aumentar a flexibilidade frente à demanda do mercado, promovendo ganhos ambientais e econômicos.
A iniciativa faz parte do Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com SENAI, Sebrae, ABDI, Embrapii, Finep e BNDES, com objetivo de fomentar a modernização da indústria nacional.


