A indústria de Goiás vive um momento de expansão que está diretamente associado à intensificação dos processos de inovação tecnológica no estado. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), a região investe cada vez mais em tecnologias relacionadas à Indústria 4.0, automação, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e sustentabilidade, o que tem impulsionado a competitividade e a eficiência produtiva.
Um dos eventos que evidencia esse movimento é a Expoind 2025, Feira de Fornecedores de Tecnologia e Soluções para a Indústria, marcada para ocorrer entre 29 de outubro e 1º de novembro em Goiânia. Na sua primeira edição, a feira já movimentou R$ 70 milhões em negócios e atraiu 6.500 visitantes, com expectativa de crescimento para este ano. A Expoind promove integração entre fornecedores, fabricantes e especialistas em tecnologias avançadas que estão transformando a indústria local.
Além disso, dentro da programação da Expoind, acontecerá a etapa Centro-Oeste da Jornada da Inovação da Indústria, evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae. Este movimento procura mapear demandas industriais regionais e promover soluções tecnológicas para desafios da indústria, especialmente na transição ecológica e digital.
O Governo de Goiás tem apoiado essas iniciativas com políticas públicas estruturadas, como o Hub Goiás – um centro de excelência em empreendedorismo inovador que nos últimos dois anos recebeu cerca de R$ 20 milhões em investimentos e está ampliando sua influência com a expansão para o interior do estado, em Rio Verde, fortalecendo o ecossistema local.
Entre as tecnologias destacadas no estado estão a cibersegurança, eficiência energética, agroindústria tecnológica, logística inteligente e capacitação profissional, mostrando que Goiás quer se firmar como um polo de inovação e desenvolvimento industrial sustentável.


