A Be8, uma das maiores produtoras de biodiesel no Brasil, anunciou a construção de uma nova unidade industrial no município de Floriano (PI). Além disso, a empresa pretende ampliar a planta existente no estado para produção do seu biocombustível exclusivo, o BeVant, uma solução renovável que pode substituir o diesel fóssil.
O projeto faz parte da estratégia da Be8 para expandir sua atuação no mercado de energia renovável, com foco nas regiões Norte e Nordeste.
nova fábrica será dedicada ao BeVant — combustível que a empresa afirma reduzir em até 99% as emissões de gases no escapamento em comparação ao diesel convencional.
A iniciativa também reforça a posição do Piauí como polo emergente de energia limpa no Brasil.
A escolha pelo Piauí se apoia em incentivos institucionais e localização estratégica. A Be8 assinou uma carta de intenções com a agência de fomento local Investe Piauí e o governo estadual para viabilizar o investimento.
A nova unidade deverá atender a crescente demanda de combustíveis renováveis nos mercados nordestinos, com logística otimizada e proximidade de mercados consumidores.
Embora ainda não tenham sido divulgados valores precisos de investimento, a Be8 confirmou que o cronograma e estudo técnico estão em curso, com previsão de ampliação da planta existente e instalação da nova fábrica nos próximos anos.
Para as empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos industriais e sistemas de produção, esse movimento representa uma oportunidade relevante de demanda futura — tanto para instalação de linhas de produção quanto para automação, armazenagem e logística de transporte de biocombustíveis.

