O Grupo Arcol, com mais de 50 anos de atuação no mercado de estruturas metálicas, está expandindo sua capacidade produtiva e modernizando suas operações com a inauguração de uma nova fábrica em Juiz de Fora (MG). Esse investimento representa o maior da história da empresa, que passa a contar com uma unidade projetada sob os conceitos da Indústria 4.0, integrando automação avançada, rastreabilidade e monitoramento em tempo real.
Com uma área total de 40 mil m² e 15 mil m² construídos, a planta está equipada com tecnologias inovadoras, como seis máquinas a laser para corte de chapas, robôs de solda, dobradeiras CNC e linhas automatizadas de montagem, permitindo uma produção contínua e eficiente, com cerca de 8 mil toneladas de aço produzidas mensalmente e uma meta de 10 mil toneladas até 2027.
Além de reforçar sua liderança nas estruturas metálicas para usinas fotovoltaicas, em parceria com a MTR Solar, a Arcol está diversificando seu portfólio para atender aos setores de energia, telecomunicações, 5G, infraestrutura viária e agrícola. A integração da automação industrial com inteligência artificial e IoT torna seus processos mais seguros, precisos e sustentáveis.
Eliabe Luiz Infante, diretor comercial da Arcol, destaca que a adoção desses avanços tecnológicos transformou a cultura operacional da empresa, permitindo a incorporação de padrões rigorosos de qualidade e controle dimensional.
Esse movimento alinhado à Indústria 4.0 reforça a posição da Arcol como referência no setor, ampliando a competitividade e a capacidade de inovação em um mercado cada vez mais exigente.


