A japonesa Ajinomoto, conhecida globalmente pelo MSG e por soluções de ingredientes, estreou em Singapura o GRe:en Drop Coffee, uma linha de bebidas que dispensa grãos e usa um creme proteico produzido a partir de CO₂. O projeto foi desenvolvido sob a marca Atlr.72 em parceria com as startups Prefer (café “grain-free”) e Solar Foods (proteína Solein, cultivada por microrganismos que consomem dióxido de carbono, hidrogênio e oxigênio).
Na prévia de uma semana, foram servidos um filtrado e um latte gelado: o PreferRoast compôs 30% do blend, combinado a leite de aveia e a um creme vegetal feito com Solein, que tem 78% de proteína e emissão de GEE cerca de 1% da carne e ~20% das proteínas vegetais, segundo a Solar Foods. O resultado: bebida 100% plant-based, de alto teor proteico e com perfil sensorial voltado a notas de chocolate e nozes.
O racional industrial mira custos e clima. A Prefer afirma que a xícara final pode sair até 50% mais barata que café tradicional; a tecnologia reduz uso de água e terra, enquanto contorna a volatilidade de preços — o arábica chegou ao maior valor em cinco décadas em 2024. Para a indústria de lácteos, a Ajinomoto posiciona o creme de Solein como alternativa à base de biomassa microbiana, sem depender de rebanho e com menor pegada.
A Ajinomoto vem ampliando parcerias em foodtechs (v2food, Daring Foods, Standing Ovation, Fattastic) e agora testa novos formatos com Atlr.72. A ideia é escalar o GRe:en Drop para Tailândia, Austrália e Nova Zelândia, enquanto a Solar Foods acelera a primeira fábrica em escala industrial de Solein.


