Novo Nordisk investe R$ 6,4 bilhões no Brasil e prepara produção da nova geração de Ozempic

Data:

Getting your Trinity Audio player ready...

A Novo Nordisk anunciou em 2025, no Brasil, um investimento bilionário de R$ 6,4 bilhões para expandir sua capacidade industrial e iniciar a produção da nova geração de Ozempic — remédio amplamente utilizado contra diabetes e obesidade. A iniciativa impõe impacto direto ao setor farmacêutico e à cadeia logística de medicamentos no país, exigindo adequações industriais e reforçando a demanda por equipamentos, armazenagem e infraestrutura.

A Novo Nordisk, multinacional dinamarquesa de grande expressão global, atua há anos no Brasil e mantém uma planta em Montes Claros, MG. A expansão visa ampliar a produção local de remédios à base de semaglutida, entre eles o Ozempic e o Wegovy, até então importados.

Com o aporte de R$ 6,4 bilhões, a companhia planeja construir uma unidade industrial de cerca de 74.000 m², com operações previstas para começar em 2028.

A expectativa é que a nova fábrica amplie substancialmente a capacidade de produção de medicamentos injetáveis no país — o que pode reduzir dependência de importações e acelerar a distribuição.

Além da escala fabril, o plano da Novo Nordisk sinaliza um aumento na demanda por serviços e infraestrutura de logística, transporte, armazenagem e distribuição em todo o Brasil.

Para indústrias que fornecem equipamentos industriais, sistemas de armazenagem ou automação de estoques, esse tipo de investimento traduz-se em oportunidade de negócios e crescimento de demanda.

O mercado de GLP-1 (classe de remédios a que Ozempic pertence) vive expansão global, e a entrada de produção nacional pela Novo Nordisk reforça que o Brasil permanece como um mercado estratégico.

Com isso, a cadeia de suprimentos local — desde fornecedores de matéria-prima até distribuidores e indústrias de base — pode ser reconfigurada.

Para o Brasil, a iniciativa representa um marco na industrialização da produção farmacêutica — com potencial para gerar empregos, fomentar investimentos em infraestrutura e reduzir custos logísticos e de importação.

Caio
Caiohttps://galpaodasmaquinas.com.br
Caio é empreendedor e fundador do Galpão das Máquinas, a maior plataforma online de compra, venda e divulgação de equipamentos industriais no Brasil. Com mais de 20 de experiência prática no setor de máquinas e equipamentos, atua diariamente acompanhando fabricantes, importadores e revendedores.

Compartilhar:

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Popular

Você vai gostar
relacionados